Santos vence na Vila e pode até perder em Itaquera que elimina o Corinthians

Superior do começo ao fim, o Santos venceu o Corinthians por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, e largou com o pé direito no clássico que vale uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. O primeiro gol santista foi de Gabriel, em boa jogada de Lucas Lima, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Marquinhos Gabriel ampliou, após novo passe de Lucas Lima. A equipe visitante, em jornada ruim, ainda perdeu o atacante Luciano, xodó das últimas rodadas, que saiu lesionado.

Agora, o clube do Parque São Jorge precisa bater o Santos por três gols de diferença para avançar na Copa do Brasil, enquanto o time praiano jogará no retorno podendo perder por até dois tentos, desde que balance a rede ao menos uma vez. Um novo 2 a 0, desta vez para o lado corintiano, leva a disputa para os pênaltis. O duelo de volta está marcado para a próxima quarta-feira, na Arena Corinthians, em Itaquera.

Esse é o maior jejum corintiano em clássicos na "era Tite". No total, são três empates e quatro derrotas para Palmeiras, São Paulo e Santos. A última vitória foi em 8 de março, contra o time tricolor, no Morumbi, quando Danilo fez o gol do triunfo. Na primeira passagem do treinador, em 2004 e 2004, o Corinthians ficou quatro duelos sem vencer seus arquirrivais, no que era a maior marca negativa até então com o técnico no comando.

O Santos, por sua vez, mantém a escrita vitoriosa na Vila Belmiro ao longo da atual temporada. Em 20 partidas, o time alvinegro praiano venceu 15 vezes, somou mais quatro empates e apenas um revés, para o Grêmio, por 3 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. Além disso, são 38 gols a favor e 13 contra, com um aproveitamento de pontos superior a 80% dentro de seus próprios domínios.

O jogo na Vila Belmiro

Embalado pela torcida que começou fazendo pressão, o Santos iniciou o clássico melhor na Vila Belmiro, enquanto o Corinthians adotou a tradicional cautela que utiliza quando atua fora de casa.

Logo no primeiro minuto de partida, Zeca aproveitou sobra da zaga corintiana e arriscou de fora da área, obrigando Cássio a fazer grande defesa.

A partir daí, o time visitante fechou os espaços como pôde no campo defensivo e evitava as investidas alvinegras. Aos 30 minutos, a melhor oportunidade até então: Gabriel recebeu cruzamento na área, de costas para o gol, e arriscou uma bicicleta, mas o chute foi por cima.

No minuto seguinte, a insistência santista foi premiada com bola na rede. Geuvânio rolou para Lucas Lima, que fez cruzamento perfeito para a área. Gabriel apareceu em posição legal entre Fagner e Felipe para cabecear e abrir o placar.

A etapa inicial terminou com os números demonstrando a superioridade da equipe da casa: foram oito finalizações, contra apenas uma do Corinthians, que ainda perdeu Luciano, que deixou o gramado com fortes dores no joelho.

Na etapa final, o Santos voltou com tudo e quase ampliou. Aos 3 minutos, Lucas Lima passou por três adversários e chutou cruzado para Ricardo Oliveira, livre na área. O centroavante tentou dar um toque por cima de Cássio, que cresceu no lance e evitou o segundo tento santista.

O jogo ficou nervoso no meio de campo. O Corinthians ainda apostava nos contra-ataques e seguia criando pouco. E, quando criou, aos 18 minutos, Vagner Love recebeu sozinho, pela direita, de cara com o goleiro Vanderlei, mas furou e desperdiçou a melhor chance da equipe visitante no clássico.

A equipe visitante teve outro bom momento na sequência, em cobrança de falta de Jadson, que bateu colocado para a segura defesa de Vanderlei.

E o Santos respondeu de novo com Lucas Lima, o melhor na partida. O meia-atacante recebeu e cruzou na cabeça de Ricardo Oliveira, que tocou no contrapé de Cássio, mas Gil salvou em cima da linha.

No fim, quando tudo se encaminhava para a vitória simples do time da casa, Lucas Lima mostrou porque hoje é o principal nome do Santos. Foi dos pés dele que saiu a jogada que culminou no gol de Marquinhos Gabriel, aos 34 minutos, para ampliar o placar e dar vantagem importante para a equipe praiana, que jogará podendo perder por até um gol de diferença no confronto de volta, em Itaquera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário