Aposentados que recebem acima do salário minímo não terão reajuste real

          O Ministério da Previdência Social informou, nesta sexta-feira (6), que os benefícios previdenciários que estão acima do valor do salário mínimo - que foi fixado em R$ 622 a partir de janeiro deste ano, com pagamento em fevereiro - terão um reajuste de 6,08%. Segundo o Governo, a portaria com os valores deve ser publicada no “Diário Oficial da União", na próxima semana. Cerca de nove milhões de aposentados ganham mais do que um salário mínimo.

          O valor de 6,08% refere-se à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano passado, divulgado nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - que serve de referência para a correção dos benefícios previdenciários. O aumento para quem ganha acima do piso previdenciário representará uma despesa de R$ 7,6 bilhões para o Governo em 2011, informou o Ministério da Previdência.

          Os benefícios da Previdência compreendem aposentadorias - por idade, invalidez e tempo de contribuição -, auxílios para casos de acidente, doença e reclusão, pensões por morte e especiais, salários família e maternidade, além de auxílios de assistência social como a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).

          Com isso, o Governo confirmou a intenção de não conceder reajuste real - ou seja, acima da inflação - para os aposentados que ganham acima do salarío mínimo neste ano. A decisão ficou bem aquém do que pediam os aposentados, que buscavam a variação do INPC de 2011 mais 80% do PIB do ano passado - o que resultaria em um reajuste de cerca de 12%.

          Estudo da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) mostra que a politica do Governo de conceder reajustes reais somente para os aposentados que ganham um salário mínimo - sem aumento acima da inflação para os que ganham mais do que isso - faz com que aposentadorias se aproximem, com o passar do tempo, ao piso (salário mínimo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário