Movimento incentiva fortalecimento dos pequenos negócios no Sertão

sebrae-1
Incentivar o cliente a fazer compras perto de casa, fortalecer a economia do seu bairro e estimular o crescimento de pequenos negócios em sua região. Esses são alguns dos objetivos do Movimento Compre do Pequeno Negócio, promovido pelo Sebrae. A ação, que tem como marco o dia 5 de outubro, Dia da Micro e Pequena Empresa, acontecerá em 14 municípios pernambucanos e contará com palestras e capacitações que visam à preparação dos empresários para esta data. Os encontros já acontecem a partir do dia 15 de setembro.

Criado em 2015, o Movimento surgiu com o objetivo de estimular os consumidores a comprarem de pequenos negócios, fortalecendo assim a economia e o crescimento desses estabelecimentos, que representam 98% do total de empresas no estado e geram 48% dos empregos formais. Em um ano, 22.486 novas empresas – pequenos negócios que faturam no máximo R$ 3,6 milhões anualmente – foram formalizadas em Pernambuco. A intenção do Sebrae é transformar o simbólico dia da pequena empresa em um movimento de cidadania com o engajamento da sociedade, ao conscientizar o consumidor de que o ato de comprar do pequeno negócio fortalece o comércio local e resulta em ganhos para toda comunidade.

“O Movimento Compre do Pequeno Negócio é uma estratégia que além de promover negócios para este segmento das micro e pequenas empresas estimula a sociedade sobre a importância da geração de renda, empregos e desenvolvimento local, através do fortalecimento dos pequenos negócios. Trata-se de uma política pública que tem como proposta criar mais uma data comemorativa do varejo, associada ao consumo cidadão que promove ganhos para a sociedade e, consequentemente, a melhoria de vida das pessoas”, esclarece o superintendente do Sebrae Pernambuco Oswaldo Ramos.

O Movimento acontece em todas as regiões do estado: Recife, Mata Norte (Goiana, Condado, Timbaúba e Carpina), Mata Sul (Cabo de Santo Agostinho), Agreste Meridional (Garanhuns, Jucati e Tupanatinga), Agreste Central e Setentrional (Caruaru), Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica (Petrolândia e São José do Egito), Sertão do Araripe (Araripina, Ouricuri e Trindade) e Sertão do São Francisco (Petrolina, Lagoa Grande, Belém do São Francisco e Cabrobó).

No total, Pernambuco conta com 337.739 pequenos negócios, mas o Sebrae planeja ampliar a marca, através de suas capacitações. A maior delas acontece no dia 20 de setembro, quando serão realizadas palestras magnas simultâneas em Recife, Goiana, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Caruaru, Petrolândia, Araripina e Petrolina. Em Petrolina, no dia 20 será realizado o Seminário Motivação e Excelência Humana, com a palestrante Leila Navarro, no auditório do Senac, localizado na Rua. Projetada, 650 – Maria Auxiliadora..

O Sebrae espera inserir o Dia da Pequena Empresa no calendário do varejo, como referência para tornar os pequenos negócios lembrados pelo consumidor sempre, mas de forma especial no dia 5 de outubro.

Para os empresários, o Sebrae e instituições parceiras vão realizar capacitações, de 15 de setembro a 7 de outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, por exemplo, para preparar as empresas para receber os consumidores no dia do Movimento.

SÃO FRANCISCO – No Sertão do São Francisco, a programação acontece entre os dias 12 de setembro e 05 de outubro. Em Petrolina, além do Seminário Motivação e Excelência Humana, a programação conta com Curso Marketing na Medida (12 a 15/09), Gestão Financeira na Medida (12 a 16/09), ambos no auditório do Senac. Nos dias 13 e 15, a palestra Formalização para começar bem, será ministrada no Makro.  Ainda no dia 15, será realizada a Oficina SEI Clicar, na Câmara de Dirigentes Lojistas, localizada na Travessa dos Industriários, Atrás da Banca.

Dia 16, o Negócio Certo Rural-NCR será realizado no Projeto Pontal. Para o dia 22, estão programados a Oficina SEI Empreender, na CDL, e a Oficina Como conduzir negócios eficazes e tomar decisões, no Sebrae. De 26 a 30 será realizado no Senac o Curso de Atendimento ao Cliente. Também no dia 26, o Curso Gestão de Estoque para a Fruticultura será realizado no Sebrae. Dias 27 e 28, acontecem respectivamente na CDL a Oficina SEI Formar Preço e a Oficina SEI Controlar Meu Dinheiro. No dia 29, a Oficina Educação Financeira na Gestão Pessoal será realizada no Sebrae, e a Oficina SEI Vender na CDL.

No dia 04 de outubro a programação é extensa. Será realizada a Oficina SEI Empreender, na CDL; o Seminário Dia D dos Confeiteiros, no Senai; a Oficina Técnicas de Quilling para Decoração de Bolos; Oficina Naked Cake; Oficina SEI Formar Preço; Exposição de Máquinas e Equipamentos para confeiteiros; e Encontro de Negócios, todos no Senai. No dia 05 de outubro acontece a Oficina SEI Inovar, na CDL e a Decoração Temática do Movimento Compre do Pequeno Negócio – MCPN, na Rua Souza Júnior.

O distrito de Rajada também será comtemplado com atividades no dia 27 de setembro. Serão ministrados os cursos Empreender com Sustentabilidade, Formalizar para começar bem, além de orientação sobre acesso a financiamentos.

No município de Lagoa Grande a programação acontece de 12 a 16 de setembro, com o Curso Crescendo e Empreendendo, na Escola Dom Hélder Câmara, distrito de Vermelhos. Em Belém do São Francisco, de 12 a 17 será realizado o Workshop Empretec. Cabrobó terá programação de 21 a 23 com as oficinas SEI Cliclar, SEI Inovar e SEI Formar Preço, e dia 05 de outubro com a palestra Transforme Seu Cliente. Todas as atividades serão realizadas na Câmara de Vereadores.

“Através deste movimento teremos a oportunidade de celebrar e lembrar como é importante comprar dos pequenos negócios todos os dias, movimentando a economia do nosso bairro, cidade ou território, gerando emprego e renda, desenvolvimento e qualidade de vida para todos”, destaca a gerente Edneide Gonçalves Libório.

No dia 5 de outubro, data em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa no Brasil, ocorre a comemoração com o comércio decorado para o Movimento do Compre do Pequeno Negócio. Em Petrolina, as atividades serão realizadas na Rua Souza Júnior.

Dia da Micro e Pequena Empresa – A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco sancionou a Lei Nº 15.720, de 8 de março de 2016, que institui, no Calendário de Eventos do Estado de Pernambuco, o Dia Estadual da Micro e Pequena Empresa, a ser realizado, anualmente, no dia 5 de outubro, e dedicado também ao Movimento Compre do Pequeno Negócio, idealizado pelo Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário