Estudante de Petrolina-PE ganha medalha de prata em campeonato nacional de xadrez

00 - XadrezRepresentando Petrolina-PE, o estudante Álvaro Cristiano Miguelino Souza, 13 anos, ficou em segundo lugar no campeonato nacional de xadrez dos Jogos Escolares da Juventude 2016, realizado no último fim de semana em João Pessoa-PB. Disputando por Pernambuco, Álvaro ganhou a medalha de prata e conseguiu se classificar para representar o Brasil no 22° Campeonato Sul-americano Escolar, na Colômbia, em dezembro.

O estudante voltou para Petrolina no último sábado (24), após uma semana de disputa em que ficou atrás apenas do representante de Minas Gerais. Álvaro venceu cinco das seis partidas em que competiu e empatou uma. Os juízes decidiram então a competição por critérios de desempate.

 Nos Jogos Escolares da Juventude, o aluno petrolinense competiu com outros 26 estudantes, da categoria de 12 a 14 anos, pelas medalhas de ouro, prata e bronze. Com a competição acirrada, teve partida que levou 61 minutos para o competidor mover uma peça do tabuleiro. Para Álvaro, as experiências em campeonatos municipais, estaduais e nacionais o ajudaram a manter a calma nas jogadas. “Tanto eu quanto outros alunos da escola já viajamos bastante por outras cidades e estados do país, participando de várias competições. Acho que isso me ajudou a refletir bem no que eu estava fazendo e a não ficar nervoso”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário