Grêmio ignora desfalques, bate Figueirense fora e cola no Atlético-MG

Pedro Rocha definiu o marcador em Santa CatarinaSe o Corinthians na última quarta-feira ignorou completamente os desfalques e se manteve na liderança, o Grêmio, outro dos clubes mais consistentes do país na atualidade, repetiu o mesmo roteiro nesta quinta-feira. Sem contar com nomes importantes como Marcelo Grohe, Luan, Erazo e Douglas, o time comandado por Roger derrotou o Figueirense por 2 a 0, em pleno Orlando Scarpelli, e se aproximou da briga pela vice-liderança do Campeonato Brasileiro.
Mesmo sob todas as dificuldades em virtudes das ausências de quatro dos principais atletas do elenco - três deles em virtudes de convocações para seleções (Grohe, Erazo e Luan) -, o clube gaúcho mostrou maturidade e construiu a importante vitória logo no início. Bobô, um dos substitutos, abriu o marcador logo aos 5min de partida.

Pedro Rocha, outro a ganhar uma oportunidade - esta, graças à lesão de Fernandinho logo no início do jogo -, definiu o marcador aos 32min da etapa final e deixou o Grêmio em boa situação na tabela de classificação. Terceiro colocado, o time gaúcho agora soma 41 pontos, um a menos do que o vice-líder Atlético-MG e cinco a mais do que o Atlético-PR, o quarto classificado.

O resultado negativo, que esconde uma atuação na qual criou boas oportunidades de gol, mantém o Figueirense na parte baixa da tabela. A equipe de René Simões soma 26 pontos, apenas três a mais do que o rival catarinense Avaí, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento da Série A.

Vitorioso após dois tropeços seguidos, o Grêmio terá uma boa chance para embalar. No próximo domingo, às 16h (de Brasília), o clube tricolor recebe na Arena o Goiás, outro time que beira a zona mais indesejada da tabela e luta para não cair.

Já os catarinenses entram em campo na mesma data, mas ás 11h, para um duelo direto contra o Cruzeiro, o 15º classificado na tabela com apenas um ponto a menos em relação ao Figueirense.

Grêmio, eficiente, supera pressão do Figueirense

O primeiro tempo foi bem movimentado no Orlando Scarpelli. O Figueirense levou perigo logo aos 4min: Marquinhos Pedroso arriscou de longe e Tiago espalmou. Dois minutos mais tarde, o Grêmio abriu o placar: Maxi Rodríguez cobrou escanteio no centro da área e Bobô cabeceou firme para o gol: 1 a 0, e primeiro gol do centroavante pelo time tricolor.

O Figueirense não se abalou, e foi para cima em busca do empate. Aos 8min, Fabinho cruzou e Dudu não conseguiu tocar para o gol. O Grêmio respondeu aos 11min, em cruzamento de Galhardo aproveitado por Bobô, que se antecipou a Thiago Heleno e bateu de primeira raspando o travessão.

Aos 16min, o time catarinense ameaçou: Tiago saiu mal em falta levantada para a área, e Geromel tirou o perigo após tentativa de Thiago Heleno. Aos 17min, Fabinho subiu livre e cabeceou para boa defesa do goleiro gremista.

O jogo então passou a ficar truncado no meio. O time da casa só voltou a pressionar no fim da etapa inicial. Aos 41min, Clayton recebeu pela esquerda e bateu colocado, raspando a trave. No fim, Rafael Bastos teve a chance de empatar em cobrança de falta, mas mandou por cima do gol.

O Grêmio tentou valorizar mais a bola na etapa final, mas o time catarinenses seguia tendo as melhores chances. Aos 7min, em um rápido contra-ataque, Rafael Bastos recebeu de Clayton, cortou Walace e perdeu frente a frente com Tiago, chutando por cima.

O Grêmio respondeu em cabeçada por cima de Bobô. Aos 12, Bressan errou o tempo de bola, Marcão roubou, driblou Tiago e chutou com o gol vazio, mas o próprio Bressan se recuperou e tirou de carrinho quase sobre a linha.

A pressão, porém, durou poucos minutos. Logo o Grêmio passou a administrar a vantagem, esperando o momento certo para dar o bote. Ele veio aos 32min: Pedro Rocha tabelou com Walace, tocou para Bobô e recebeu de volta do centroavante na cara do gol, encobrindo Alex Muralha e fazendo o 2 a 0 que definiu a parada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário