Universitários de Cabrobó estão revoltados com o prefeito Auricélio Torres

A Prefeitura Municipal de Cabrobó, Sertão do Estado de Pernambuco, tem sido até pouco tempo responsável pelo pagamento de 100% (cem por cento) do transporte escolar que conduz alunos universitários e de cursos técnicos até os municípios de Salgueiro e Belém do São Francisco. No entanto, isso não tem acontecido nos últimos meses da atual gestão, que tem adotado um regime de cobrança de taxa dos estudantes para ajudar no custeio com as despesas dos transportes desses alunos. Muito deles não tem condições de pagar a taxa que é cobrada e isso tem causado revolta e indignação, tanto nos alunos quanto em seus familiares. Muitos se dizem prejudicados com o acumulo de faltas e espera uma resposta por parte da administração, os mesmos ainda disseram que até o momento a administração tem mantido o silencio diante do problema.

Um grupo de estudantes dos cursos de ensino superior e profissionalizantes dessas duas cidades foram a câmara pedir a ajuda dos vereadores, os mesmos foram recebidos pelos parlamentares que prontamente se colocaram a disposição para ajudar no que for preciso. Os estudantes levaram para a câmara um pedido para ser entregue ao prefeito Auricélio Torres, o pedido foi reforçado por quase 200 assinaturas de alunos que pedem ao gestor municipal o envio a câmara de um Projeto Lei para regularizar definitivamente os transportes escolares para estudantes que precisam viajar para as cidades de Salgueiro e Belém do São Francisco. O estudante do Curso de Direito, Rony Simões Gomes de Brito, representando o grupo entregou o documento nas mãos do vereador Marcos de Neuma que presidiu a sessão.

A tribuna da casa foi cedida para que 4 estudantes pudessem falar das dificuldades enfrentadas por eles, todos manifestaram preocupação se nenhuma solução for adotada por parte da administração municipal. Esteve usando a tribuna à aluna Martha Daniela, a mesma estuda em Salgueiro e faz o Curso de Física no IF-Sertão. Ainda os estudantes Eder Michel de Sá, Carlos Eduardo e Rony Simões, esses cursam Direito em Belém do São Francisco. Todos eles comungaram do mesmo sentimento; “revolta”. Os estudantes disseram que não entendem como uma administração municipal prioriza algumas coisas de menos valor, ao tempo que vira as costas para o futuro da própria sociedade.

No final da sessão a educadora e fundadora da primeira Faculdade de Cabrobó, Professora Hozanete Russo, detalhou os principais e mais graves problemas da educação do município no que se refere ao tema levado para a sessão da câmara. A mesma disse que falta organização e pontuar prioridades, Hozanete disse que não entende como uma pasta que é responsável por algo tão importante onde se lida com vidas humanas, não há se quer uma lista constando os nomes dos alunos e seus referidos cursos. Ainda foi feito uma grave denuncia de que até alunos já dirigiu o veiculo que transporta os estudantes, sem falar que muitos já viajaram em pé e isso contraria a legislação de transito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário