Índice de assassinatos a mulheres crescem no Sertão de Pernambuco em 2016

De janeiro a julho deste ano, nove mulheres já foram assassinadas no Sertão do São Francisco, de acordo com dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. O índice é quase o dobro dos crimes ocorridos na região no mesmo período do ano passado, em que foram contabilizadas cinco mortes.

Em todo o ano de 2015, foram registrados 14 assassinatos a mulheres. A filha da aposentada, Maria Augusta Dias, entrou nas estatísticas. Ela foi assassinada no final de 2015. A mãe disse que espera que a justiça possa ser feita. “Para isso eu quero justiça. Para mim foi ontem. É uma dor que não tiro aqui de dentro”, disse a aposentada.

De acordo a delegada de homicídios de Petrolina, Sara Machado, uma das motivações para estes tipos de crime é a não aceitação do final do relacionamento. “Tanto em 2015, que se repetiu este ano, o que a gente tem como motivação são os relacionamentos em que os companheiros ou ex-companheiros matam por ciúme ou por não aceitarem a separação. Essa tem sido a principal causa dos homicídios”, destacou a delegada.

A delegada destaca ainda que as vítimas de violência precisam fazer as denúncias dos casos. “A gente faz um apelo para as famílias e para que as mulheres busquem a polícia e também as medidas de proteção, os procedimentos policiais quando se sentirem ameaçadas pelos seus companheiros ou ex-companheiros, porque, muitas vezes, elas não acreditam que eles possam vir a matar e eles acabam concretizando este crime”, disse a delegada.

No Sertão Central, nos seis primeiros meses do ano passado, nenhuma mulher foi assassinada. Já neste ano, a polícia já registrou dois casos. Em 2015, durante todo o ano foi registrado um caso. No Sertão do Araripe, sete mulheres foram assassinadas no primeiro semestre do ano passado. Em 2016 foram seis. Em todo o ano passado, nove mulheres foram vítimas de homicídio. (Via: G1 Petrolina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário