Semana de Direitos Humanos de Pernambuco vai até sexta-feira no Sertão de Itaparica

Começou hoje (5) em vários municípios do Sertão de Itaparica a 9ª Semana de Direitos Humanos do Governo de Pernambuco. A primeira ação aconteceu em Floresta: um mutirão para a retirada de documentos foi realizado na aldeia indígena Pipipã, com emissão de carteira de identidade e de trabalho, 2ª vias de certidão de nascimento e de casamento, além de fotos 3X4. Amanhã (6), o mutirão irá para a aldeia Pankará, em Carnaubeira da Penha.
A iniciativa vai atingir as 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado. Na programação, ainda constam oficinas sobre Educação no Campo e Direitos Humanos, em Floresta; orientações sobre o Sistema Estadual de Proteção à Pessoa, em Petrolândia, Tacaratu e Floresta; e debate sobre Pessoa Idosa e Direitos Humanos - em Petrolândia, Floresta e Belém do São Francisco.
Até sexta-feira (9) os sertanejos receberão dicas sobre como prevenir a violência financeira contra a pessoa idosa, junto ao Procon em Petrolândia. Ainda estão programados encontros do Centro Estadual de Apoio a Vítimas de Violência (CEAV), com representantes da segurança pública nos municípios de Tacaratu e Floresta. Em Petrolândia, haverá também a apresentação da peça “Priscillas: Um grito contra a Homofobia”, mostrando a importância de se respeitar o público LGBT.
Sensibilização
Ao todo, 72 municípios pernambucanos já receberam, em 2013, a Semana de Direitos Humanos. Segundo o secretário executivo Paulo Moraes, os mutirões de serviços e as ações de cidadania buscam dar maior visibilidade ao trabalho na área em todo o estado, promovendo a sensibilização das redes parceiras e da sociedade civil sobre a importância da preservação da cidadania, através do combate às violações.
Na conclusão dos trabalhos em cada região é realizado um seminário regional, quando são apresentadas propostas para a construção do Plano Estadual de Direitos Humanos. As informações são da assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário