Cerca de 10 mil raquetes de palma, variedade IPA 200016, já foram cultivadas na cidade de Salgueiro, no Sertão pernambucano. A iniciativa é realizada por meio da Unidade Demonstrativa da variedade orelha de elefante mexicana, implantada pelo Escritório local do IPA, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, por meio do Gabinete Municipal da Palma.
O cultivo foi feito em curva de nível e com captação de água in situ(local) prática bastante satisfatória para região ,uma vez que, as condições de armazenado de água pelo solo do Sertão são bastante comprometidas pelo relevo desfavorável, que apresenta baixa permeabilidade e drenagem deficiente. Além disso, apresenta solos, em sua maioria, rasos, consequência de períodos curtos de inverno (3 a 5 meses), chegando a uma precipitação 450 a 600 milímetros por ano, e outro período de estiagem bastante longo (5 a 7 meses).
O objetivo é disseminar a variedade IPA 200016, variedade resistente à “Cochonilha de Carmim”, um inseto que suga a seiva das palmas e é capaz de introduzir vírus ou toxinas, planta resistente a praga supracitada onde a mesma servirá de apoio aos agricultores do Município.
De acordo com extensionista do IPA, Sávio Carvalho, o agricultor receberá 1000 mil raquetes da palma e depois repassará a mesma quantia para um próximo agricultor, sendo agente multiplicador. “A planta é usada para alimentação de animais no período de estiagem. No tempo da seca, servem de reserva de forragem de caprinos, ovinos e bovinos”, explica ele.
Para participar, o agricultor deve procurar o Gabinete da Palma, composto por representantes do IPA, Sindicato rural, as associações e secretaria de desenvolvimento Rural. Técnicos vão avaliar a área e as condições que o candidato tem de fazer o plantio. Os selecionados assinam um termo de compromisso de repasse e recebem as devidas orientações técnicas e acompanhamentos através de laudo de supervisão das áreas. (Blog do Nill Júnior)
Nenhum comentário:
Postar um comentário