Pernambuco lança Fórum Estadual de Educação

          O Fórum Estadual de Educação de Pernambuco foi lançado na tarde desta segunda-feira (15), na sede da Secretaria de Educação. A assinatura que instalou a entidade em Pernambuco foi feita pelo secretário de Educação, Anderson Gomes.

          De acordo com ele, o Fórum tem o papel de auxiliar o Governo do Estado na orientação sobre a criação e a execução de políticas públicas, programas e projetos relacionados à temática da educação escolar. Além disso, a entidade objetiva acompanhar, em termos consultivos, as problemáticas da educação, com vistas a auxiliar na melhoria das políticas públicas, programas e projetos no âmbito estadual.

          “Hoje é um dia em que saímos do estudo e passamos para a prática, onde vamos trabalhar três prioridades: a educação especial, a educação no campo e o ensino profissional” disse. À princípio, as reuniões ocorrerão semestralmente, mas, quando for necessário, podem acontecer reuniões extraordinárias.

          Constituem o Fórum: a Secretaria de Educação, a Assembleia Legislativa, o Conselho Estadual de Educação, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sintepe), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Contee), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a União Nacional dos Estudantes (UNE), entre outros.

          Também esteve presente na reunião de assinatura da portaria, a secretária da Criança e da Juventude (SECJ), Raquel Lira, que acrescentou a importância da parceria entre a SECJ e a SE. “Temos como obrigação garantir o direito da sociedade, e a nossa grande parceria é com a educação de Pernambuco”, afirmou.

          Esta é uma oportunidade de os representantes abrirem as portas para a sociedade, onde, através dos órgãos participantes, poderão expressar sua vontade e suas necessidades. “Todas as instituições aqui presentes estão com um só objetivo, que é contribuir com uma boa educação para o estado”, acrescenta Maurício Antunes, representante da Fundação Joaquim Nabuco.

          Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, havia a previsão da construção do Plano Nacional de Educação, que foi instituído em 1997. Em 2010, foi instituído o Fórum Nacional de Educação com o objetivo de contribuir para o Governo Federal implantar e implementar políticas públicas na área de Educação. Na sequência, foi criada uma comissão para fomentar a criação dos Fóruns Estaduais e Municipais. Pernambuco é um dos primeiros a criar o Fórum Estadual de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário