Arena Pernambuco se prepara para receber sua primeira decisão entre clubes

Após quase um ano depois de sua inauguração oficial, a Arena Pernambuco se prepara para receber nesta quarta-feira, às 22h, sua primeira final. Será o grande teste para o estádio em jogos entre clubes. Palco da Copa das Confederações em 2013, a Arena Pernambuco foi inaugurada em 22 de maio do ano passado, no amistoso internacional entre Náutico e Sporting-POR, que terminou empatado em 1 a 1. Desde então, recebeu jogos das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, Copa Sul-Americana, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano. Além do Náutico, clube mandante dos jogos, Sport e Santa Cruz também já mandaram jogos na Arena.
Mas quem vai para o estádio torcer, não imagina o trabalho que é deixar a Arena Pernambuco em plenas condições de jogo. O trabalho é complexo e envolve desde os administradores do estádio, passando pelos clubes até os órgãos públicos. Os preparativos envolvem centenas de profissionais e uma rotina detalhada de procedimentos, incluindo até simulações de situações limite como incêndios e queda de energia.
Para este jogo em específico, os preparativos operacionais iniciaram logo após o primeiro jogo da final da Ilha do Retiro. A Arena Pernambuco adota também o Mach Game (Dia D), operação semelhante ao da Fifa, com uma espécie de contagem regressiva ao evento (D-4, D-3, D2, D1 e Dia D). Nesse processo, cada dia é fundamental para que, no dia do jogo não haja imprevistos.
E se após o apito final, os torcedores vão embora, a funcionalidade da Arena Pernambuco não para. Os torcedores levam cerca de oito minutos para evacuar o estádio. Os estacionamentos são esvaziados em no máximo 45 minutos. Os últimos a deixaram o estádio os encarregados das TV’s, que recolhem os cabos das transmissões. Três horas após o jogo terminar, não há mais ninguém na Arena. Os únicos são os seguranças, que funciona 24h no local.
Fonte: Superesportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário