Vendas no varejo no Brasil sobem 0,5% em abril, abaixo do esperado

As vendas no varejo brasileiro decepcionaram em abril, apesar de terem voltado a crescer na variação mensal depois de dois meses, ainda impactadas pela inflação elevada contaminando o consumo.
Segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, as vendas cresceram 0,5 por cento em abril ante março, abaixo do esperado pelo mercado, ainda mostrando retração nas vendas de supermercados. Na comparação com um ano antes, as vendas no varejo subiram 1,6 por cento.
Analistas ouvidos pela Reuters esperavam, pela mediana, alta de 1,40 por cento na comparação mensal e de 3,50 por cento na base anual.
Segundo o IBGE, as vendas de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registram queda de 0,5 por cento em abril sobre o mês anterior, após recuo de 2,1 por cento em março e de 1,5 por cento em fevereiro.
Sobre um ano antes, as vendas nestes segmentos caíram 5,4 por cento em abril.
A resistência da inflação em patamares elevados afetou o setor varejista no início deste ano, pesando com força sobre as vendas dos supermercados e destacando a redução do poder de compra das famílias. - Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário