Cerca de quatro mil estiveram no velório de Niemeyer em Brasília

Vamos falar da despedida ao gênio Oscar Niemeyer. O Diário Oficial publicou o decreto que declara sete dias de luto oficial em todo o país, a partir desta sexta-feira (7). O Rio de Janeiro, terra natal do arquiteto, recebeu de madrugada o corpo de Niemeyer, que foi velado por quatro mil pessoas em Brasília.
O corpo de Oscar Niemeyer subiu a rampa do palácio do Planalto. A presidente Dilma e a viúva Vera Lúcia estavam à espera. Cerca de 4 mil pessoas estiveram no velório em Brasília. O bisneto e parceiro de trabalho lembrou de Niemeyer com saudade.
‘A gente trabalhava o dia inteiro e não fazia nada, ficava conversando. Às vezes, a gente deitava assim, ficava encostado e eu tinha um carinho por ele, eu gostava tanto dele que só o fato de ficar olhando a gente conversando, já era bom”, disse Paulo Sérgio Niemeyer, arquiteto e bisneto de Niemeyer.
Pouco depois das 22h, o corpo voltou ao Rio para a despedida dos cariocas. De madrugada, o velório foi restrito à família. Parentes falaram sobre a lição de vida deixada pelo arquiteto. “A importância da solidariedade, a importância da gente tentar um mundo mais justo e a importância da gente ter uma vida alegre, feliz, aproveitar bem essa vida com a família e os amigos”, afirmou Carlos Oscar Niemeyer, neto de Niemeyer.
De manhã, o governador do Rio, Sergio Cabral, e o prefeito Eduardo Paes foram os primeiros a chegar ao Palácio da Cidade. Vários políticos, escritores e jornalistas marcaram presença.
Gerações de arquitetos prestaram homenagens ao mestre, e mesmo quem não conheceu Oscar Niemeyer pessoalmente veio se despedir. Para brasileiros que admiram as curvas de concreto que o arquiteto deixou em toda parte, ir até o local nesta sexta-feira (7) foi uma forma de agradecer.
O amigo e poeta Ferreira Gullar se emocionou. Niemeyer fez do concreto inspiração para a poesia. O arquiteto vai ser enterrado no cemitério São João Batista, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A cerimônia está marcada para 17h30, hora de Brasília, e será restrita à família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário