O índice de inadimplência dos brasileiros que usam cheque cresceu 6,06% no ano passado, e Pernambuco figura em 7º lugar na lista de devedores, segundo pesquisa divulgada pela Telecheque, empresa especializada em análise de crédito para este tipo de pagamento.
No ranking por estado, a liderança da inadimplência em 2011 ficou com o Amazonas, com 4,45%. Em segundo lugar vem o estado da Paraíba, com 4,28%, seguido por Rio Grande do Norte (4,17%) e Pará (4,11%). Já os segmentos com maior índice de inadimplência foram os de Eletrônicos (4,64%) e Magazines e Lojas de Departamentos (4,04%).
De acordo com o levantamento, o estado teve 96,12% dos cheques honrados, ao passo que a média nacional foi de 97,20%. O percentual de homens que honram seus pagamentos nesta modalidade foi de 95,49% em solo pernambucano, enquanto o percentual foi de 95,91% entre as mulheres.
Segundo a Telecheque, o crédito barato e o aumento do consumo explicam o maior nível de calote. Isso porque o crescimento nos prazos dos financiamentos e nos valores das compras está diretamente relacionado à maior exposição à inadimplência.
A Telecheque fez o levantamento com base nos valores em reais das transações com cheques. A empresa recomenda aos consumidores que planejem os gastos extras para não deixarem de honrar compromissos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário