O Governo Federal escolheu a cidade de Itacuruba como a primeira opção para a instalação de uma usina nuclear no Nordeste.
De acordo com o documento oficial, o sítio reúne as melhores condições porque conta com solo estável, oferta de água em abundância e também está localizado nas proximidades das linhas de transmissão da Chesf.
A água é usada para resfriar os sistemas de geração da usina atômica.
Até então, o que se sabia oficialmente era que o empreendimento federal poderia ser localizado em alguma cidade às margens do rio São Francisco. O terreno apontado como opção fica às margens do Lago de Itaparica, no sertão. A usina pertence à Chesf, que administra também o reservatório.
O prefeito de Itacuruba, Romero Ledo, está eufórico com a indicação. Caso o investimento seja concretizado, a cidade ficará rica, com obras e investimentos sociais. A Eletronuclear paga uma fortuna em royalties para os municípios que abrigam empreendimentos da mesma natureza, como compensação ambiental.
No entanto, o próprio documento frisa que a decisão será política. Na fase de construção, a obra pode demandar mais de 2,5 mil empregados, de acordo com o estudo. Para a operação, cerca de 600 empregados seriam necessários, ajudando a manter uma alta renda na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário