O Palácio do Planalto divulgou, hoje, uma cartilha com balanço das ações dos dois anos do governo do presidente Michel Temer, completados no sábado. A cartilha recebeu o título “Avançamos – 2 anos de vitórias na vida de cada brasileiro” e faz um compilado de “ações e resultados” do governo entre 2016 e 2018.
O material destacou, na área econômica, a melhoria nos resultados da Petrobras, a redução da inflação e da taxa de juros (Selic). Na área social, citou, por exemplo, os dois reajustes concedidos no benefício pago pelo Bolsa Família.
Temer vai reunir ministros e outros convidados na tarde desta terça no Planalto para a cerimônia "Maio/2016 – Maio/2018: o Brasil voltou", na qual será feito o balanço da gestão do emedebista.
Reeleito vice-presidente da República em 2014 na chapa de Dilma Rousseff, Temer tomou posse como presidente em exercício em 12 de maio de 2016, quando ela foi afastada no processo de impeachment. Temer foi efetivado no cargo em 31 de agosto daquele ano.
Cartilha
A abertura do balanço ganhou o título "O Brasil voltou". O texto afirma que “depois de vencer a pior recessão econômica da história, o país retomou o crescimento, colocou a pauta da inclusão social novamente na agenda e passou a criar oportunidades para todos os brasileiros”.
Segundo o texto, o governo “trouxe para a pauta da administração a busca pela eficiência e pelo melhor desempenho”.
A cartilha ainda destacou o lucro de R$ 12,5 bilhões da Caixa Econômica Federal em 2017 (maior da história do banco), os dois anos consecutivos de crescimento na exportação de bens manufaturados e os R$ 18 bilhões arrecadados em leilões de petróleo e gás.
O texto lembrou a aprovação do teto de gastos e a liberação dos saques das contas inativas do FGTS e a redução da idade para o saque do PIS-Pasep.
Conforme o balanço de dois anos do governo, a reforma trabalhista “apresenta resultados” e as ações na “justiça trabalhista caíram depois da reforma”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário