Taxistas protestam por mais fiscalização no Uber

Blog da Folha

Está chegando ao bairro do Recife o protesto de taxistas que teve início por volta das 7h30 de hoje. Por volta das 10h, o movimento fechou a descida do Viaduto das Cinco Pontas e, ao descer, ocupou as três faixas do Cais de Santa Rita. O trânsito na região central da capital e na Cruz Cabugá, na altura do Shopping Tacaruna, está parado. Os motoristas partiram da frente do Classic Hall, no Complexo de Salgadinho, em Olinda, e do Cais José Estelita, no Bairro de São José, no início da manhã.

Eles seguem para a sede do Ministério Público, onde esperam entregar um dossiê de 60 páginas relatando todas as irregularidades da Uber. O material demorou 8 meses para ser confeccionado. Na sede do MP, os taxistas serão recebidos pelo promotor Humberto Graça, responsável pela pasta de transportes. O ato faz parte de uma manifestação nacional em várias cidades do país.

"Pedimos perdão se a população está se sentindo incomodada com o bloqueio das ruas, mas somos pais de família querendo garantir nosso sustento", afirmou Gustavo Alfredo, presidente da União Geral dos Trabalhadores.

Os taxistas estão sendo escoltados pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Por ser um movimento pacífico, seguem em fila única para não atrapalhar a população. Utilizando um caixão com uma placa luminosa característica dos veículos, os motoristas fizeram um enterro simbólico de um táxi.

Os motoristas pedem mais fiscalização para o transporte de passageiros em carros particulares, como o oferecido pelo aplicativo Uber, chegando a chamá-lo de câncer. “O movimento pede que o Ministério Público resolva a questão que envolve taxistas e motoristas de Uber”, relatou o membro do Sindicato dos Taxistas, Eládio Amorim.

“Nosso rendimento caiu cerca de 70%. Mas não somente por conta dos aplicativos. Eles fazem ‘pirulito’ em entradas de mercados, boates e shows perguntado ‘quem quer uber?’. Isso é ilegal. Eles têm que trabalhar com a tecnologia, que é o aplicativo”, contou o taxista Cássio José de Souza.

Durante toda a intervenção, pedem apoio de taxistas que não se envolveram no movimento e criticam as empresas clandestinas. O protesto foi dividido em dois pontos para facilitar o deslocamento dos taxistas de outras áreas da Região Metropolitana do Recife. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário