O jurista Luiz Edson Fachin toma posse nesta terça-feira(16) como ministro do Supremo Tribunal Federal


Após um dos processos de indicação mais acirrados dos últimos anos, o jurista Luiz Edson Fachin toma posse, nesta terça-feira(16), como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). A cerimônia acontece quase um ano depois de o ex-ministro Joaquim Barbosa deixar a Corte, em julho de 2014. Fachin teve o nome indicado para a vaga pela presidente Dilma Rousseff (PT) em abril de 2015 e com 52 votos a favor e 27 contra se tornou o ministro do STF mais “rejeitado” pelo Senado da atual composição do STF.
Conhecido no meio acadêmico como um dos maiores especialistas do Brasil em Direito Civil e de Família, Fachin é gaúcho, mas construiu sua carreira no Paraná. Formou-se em Direito pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e obteve o título de mestrado e doutorado pela PUC de São Paulo. Com pós-doutorado no Canadá, ele atuou como pesquisador convidado do Instituto Max Planck, da Alemanha, e como professor convidado da King´s College do Reino Unido. Fachin é também professor titular de Direito Civil da PUC do Paraná.
Apesar de todas as credenciais acadêmicas, a indicação de Fachin para a vaga deixada por Joaquim Barbosa enfrentou resistências tanto de parlamentares de oposição quanto da base aliada, em partidos como o PMDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário