Energia: R$ 16 bilhões do seu bolso em 2015


Somente nos quatro primeiros meses do ano, o consumidor já pagou 3,9 bilhões de reais nas tarifas de energia elétricas por causa da bandeira tarifária vermelha, que cisma em não desarmar nem por um decreto. Somente em abril, foi 1,5 bilhão de reais.
Bom, pelo menos é o suficiente para resolver o déficit. Nada mais falso. Mesmo com essa arrecadação, há um rombo de 1,7 bilhão de reais, por causa dos custos das distribuidoras de energia com as termelétricas que, no quadrimestre, alcançaram 5,6 bilhões de reais.Quem conhece o setor como a palma da mão já fez as contas: o custo das térmicas funcionando a todo o vapor ficará em torno dos 16 bilhões de reais ao longo de 2015.
A propósito, e acordo com dados do próprio governo, ontem 31% do parque termelétrico estava em manutenção. Ou 6 098 MW parados de um total de 22 361 MW de capacidade instalada. É uma paralisação recorde, bem ao estilo “nunca antes neste país etc. etc.”  Sem surpresas. As usinas termelétricas foram projetadas e construídas para uma situação conjuntural e não estrutural. (Via: Lauro Jardim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário