Coordenadas pela Secretaria Estadual da Mulher, foram iniciadas nessa semana as aulas do programa Chapéu de Palha Mulher da Pesca Artesanal 2013. Na segunda edição do programa são atendidas 2.975 mulheres pescadoras com cursos de Políticas Públicas e Gestão Social, Produtiva e Econômica, num total de 85 turmas. Enquanto as mães participam dos cursos, 1.700 crianças são assistidas com atividades recreativas, proporcionando um melhor aproveitamento das aulas.
As aulas para as pescadoras estão ocorrendo nas segundas, terças, quartas, quintas e sextas-feiras. São utilizadas escolas públicas da região e espaços alternativos mais próximos das residências das pescadoras para a realização das atividades. A Secretaria da Mulher capacitou 50 educadoras, 35 instrutoras dos profissionalizantes e 85 recreadoras que estão trabalhando nesta edição do Chapéu de Palha Pesca Artesanal.
O objetivo da ação é fortalecer as pescadoras, considerando a situação social e econômica deste segmento da população durante o inverno, quando aumentam as chuvas, o que deixa as águas desfavoráveis para a atividade da pesca. Os cursos são realizados através de uma parceria entre a Secretaria da Mulher e nove organizações não governamentais, entre elas o Grupo Curumim, a Fase e a Casa da Mulher do Nordeste.
No Sertão estão participando pescadoras das cidades de Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, Itacuruba, Jatobá, Ibimirim e Pedra - Blog Alvinho Patriota
Nenhum comentário:
Postar um comentário