Ministério Público e empresários discutem alternativas para gestão eficiente de lixo reciclável

Aconteceu nesta segunda-feira (10) no Centro Tecnológico do Araripe, em Araripina, o seminário “Diálogo Sustentável no Araripe”, em que foram discutidas alternativas para gestão eficiente do lixo reciclável no Polo Gesseiro do Araripe. Participaram do evento, empresários, Ministério Público, prefeitos, recicladores de materiais e representantes da sociedade civil.
Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias do Gesso (Sindugesso), Ariston Pereira, o encontro teve como objetivo estabelecer um compromisso coletivo para a implementação na região do Araripe da Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos.
O seminário foi realizado pelo Sindusgesso e Ministério Público de Pernambuco (MPPE) com a ideia de alinhar as dimensões econômica, social e ambiental propostas visando à utilização de melhores tecnologias disponíveis para eliminar os gargalos que dificultam a gestão eficiente do lixo.
De acordo com Ariston, o sindicato está trabalhando para conscientizar as empresas do polo gesseiro a investir em novas tecnologias, que possibilitem o total reaproveitamento do gesso por meio da adoção do conceito da “Plataforma Berço ao Berço”, conhecida também como Economia Circular, que prevê um processo de produção, uso e descarte de uma maneira cíclica sem a produção de lixo.
Como resultado do encontro foram gerados dois documentos, um é uma “Carta Compromisso” entre empresas e as prefeituras dos cinco municípios que compõem o polo gesseiro (Araripina, Trindade, Ipubi, Bodocó e Ouricuri). O outro é um termo de compromisso ambiental firmado entre o Sindusgesso e o Ministério Público. -  Blog Alvinho Patriota

Nenhum comentário:

Postar um comentário