Transporte escolar: No Sertão de Pernambuco, vistoria prossegue até o dia 10 de fevereiro

          O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) prosseguirá, até o dia 10 de fevereiro, com a vistoria semestral dos transportes escolares, informou a assessoria do órgão.

          Para os veículos da Região Metropolitana do Recife (RMR), a inspeção será realizada na sede da empresa, entre 13h:00 e 16h:30. Já os veículos do interior do estado serão inspecionados nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), das 8h:00 às 13h:00.

          O procedimento é gratuito.

          Em Pernambuco, há 1.134 veículos de transporte escolar registrados.

          Processo - Para ser aprovado na inspeção, o dono deve registrar seu veículo como transporte de passageiro; apresentar uma faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura em toda a extensão das partes laterais e traseira do veículo, com o nome “ESCOLAR” em preto.

          Em caso de veículo de carroceria pintada na cor amarela, as cores indicadas devem ser invertidas.

          Além do equipamento registrador instantâneo de velocidade (tacógrafo), o transporte escolar deve possuir todos os requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

          Apenas motoristas habilitados na categoria “D” e com idade acima de 21 anos podem dirigir esse tipo de transporte. A licença também só é concedida a condutores que tenham sido aprovados em um curso especializado e que não tenham cometido quaisquer infração, grave ou gravíssima, ou que não sejam reincidentes em infrações médias durante os últimos 12 meses.

          De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares é infração grave, gerando multa de R$ 127,69 e a retenção do veículo até a regularização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário