Estiagem: Cabrobó decreta situação de emergência

          No município de Cabrobó, a prefeitura já decretou situação de emergência: em muitas cisternas, resta pouca água, prejudicando os agricultores; sem pasto, os animais também estão sendo afetados com a falta d’água.

          A cisterna da agricultora Gilvanete Santana está com a metade da capacidade de armazenamento. Ela foi abastecida com 8 mil litros d’água na semana passada, o que é um alívio para quem sofre com a estiagem. “Passamos situação pior aqui. No mês de dezembro não veio água. A gente foi atrás para comprar”, afirmou.

          A ajuda que tem chegado para os moradores é por meio de carros-pipa do Governo Federal, em parceria com o Exército brasileiro, e do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Agricultura.

          “Infelizmente essa ajuda não tem sido suficiente”, avalia o prefeito Eudes Caldas, justificando os motivos que levou o município a decretar o estado de ermergência.

          Com os animais não é diferente e, para não deixar o gado morrer, muitos agricultores vão atrás do mandacaru. A planta queimada jogada na terra atrai os animais e é forte alimento, que ajuda os agricultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário