A Assessoria de Comunicação do Ministério da Integração Nacional esclareceu, em nota, o investimento e o desempenho da Operação Carro-Pipa (OCP) posta em prática na região afetada pela seca no Nordeste. Eis, a seguir, o que informa a nota:
''Já foram investidos na Operação Carro-Pipa 180 milhões de reais desde dezembro de 2010 por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Ressalta-se que a Operação Carro-Pipa (OCP) é desenvolvida por meio de cooperação técnica e financeira entre dois ministérios: da Integração Nacional e da Defesa, conforme Portaria Interministerial nº 07/MI/MD, de 10 de agosto de 2005.
Toda a execução do programa, incluindo a contratação e o pagamento dos pipeiros, é realizada pelo Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (COTER-EB), sob a supervisão da Secretaria Nacional de Defesa Civil – SEDEC. Os últimos repasses efetuados pela SEDEC ao COTER foram de 30,5 milhões no final de julho e de R$ 14,5 milhões no início de setembro.
O objetivo é o atendimento às populações atingidas através da distribuição de água potável nas localidades castigadas por períodos de seca ou estiagem nas regiões do semiárido nordestino e norte do Estado de Minas Gerais. Assim, a Operação Carro-Pipa deve ser um complemento às ações de abastecimento de água a cargo dos estados e municípios.
Não obstante, o Ministério da Integração Nacional lançou o Programa Água para Todos, como parte do Programa Brasil sem Miséria, com o objetivo de implantar sistemas de captação e distribuição de água no semiárido. Com isso, espera-se gradativamente diminuir a necessidade dessa ação suplementar por intermédio de carros-pipa.''
Nenhum comentário:
Postar um comentário