O líder da bancada do Nordeste, deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), fez, nesta quarta-feira (31/08), na tribuna da Câmara, um discurso de alerta sobre os problemas com a Hidrovia do São Francisco, que corre o risco de paralisação total. O parlamentar ressaltou que o problema ocorre pela falta de manutenção da dragagem, que vem ocasionando a formação de bancos de areia, principalmente nos 604 quilômetros navegáveis que compreendem os municípios baianos de Ibotirama e Juazeiro, além de Petrolina, em Pernambuco.
O alerta do parlamenta soma-se à mobilização de prefeitos e entidades públicas e privadas de vários municípios ribeirinhos, iniciada, na semana passada, depois da interrupção dos trabalhos de dragagem realizados pelos Governos Federal, da Bahia e de Pernambuco, sob a responsabilidade da Ahsfra, órgão que administra a hidrovia.
De acordo com Gonzaga, os bancos de areia praticamente impossibilitam a passagem de comboios, ocasionando sérios prejuízos ao transporte de produtos como grãos, gesso agrícola, minérios e fertilizantes, já que a hidrovia do São Francisco movimenta milhões com o transporte anual de milhares de toneladas de produtos.
O deputado ainda ressaltou que vem, desde 1995, cobrando ações do executivo nacional para a revitalização do rio, mas, apesar do empenho de vários setores, praticamente nada foi feito. “O Governo Lula iniciou o processo, que, apesar dos problemas, tem a promessa da presidente Dilma Rousseff de fazer a obra e minimizar os problemas das comunidades ribeirinhas do rio São Francisco”, afirmou Gonzaga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário