Ministro do TSE decide manter Jetro como prefeito de Santa Maria da Boa Vista

          Derrotado nas urnas em 2008, Jetro Gomes (PSB) teve reafirmado, na noite desta segunda-feira (05), o direito de se manter no cargo de prefeito do município de Santa Maria da Boa Vista, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao julgar mandado de segurança, o ministro Dias Toffoli assegurou a permanência de Jetro. A ação foi apresentada no TSE pelo primeiro colocado na disputa, Leandro Duarte (DEM), que teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) em abril deste ano. Além dele, foi cassado o vice, Bruno Medrado (PMDB).

          Leandro argumentou que o TRE-PE não poderia ter determinado a diplomação do candidato que ficou em segundo lugar porque a legislação eleitoral exige que seja feita uma nova eleição.

          O prefeito cassado ainda sustentou que a nova eleição deveria ocorrer de forma indireta, conforme determinam a Constituição Federal a Lei Orgânica do Município.

          O ministro Toffoli destacou que a decisão que cassou o primeiro colocado já transitou em julgado e informou que, apesar de não ter havido decisão jurisdicional que determinasse a posse do segundo colocado, tal medida foi tomada por decisão administrativa. No entanto, o ministro afirmou que esta medida foi tomada há mais de cem dias, período em que o segundo colocado já ocupa o cargo de prefeito sem que a decisão tenha sido contestada.

          Além disso, argumentou que nada recomenda a substituição daquele que ocupa o cargo, pois chegou a esta posição em razão de decisão tomada pelo TRE-PE, ainda que administrativamente.

          Para o ministro, “mais prudente se mostra a manutenção dos atuais ocupantes dos cargos de direção do município, pois uma nova troca de comando, de forma precária, pouco mais de três meses após verificada a mudança na ocupação desses cargos, pode gerar transtornos diversos, até mesmo inviabilizando a gestão da coisa pública naquela localidade”. Com isso, o magistrado decidiu manter intacta a situação no município.

          Humberto Farias (PDT) segue no cargo de vice-prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário