Mendonça Filho apresenta decreto para revogar decisão do governo federal em aumentar IPI de carros importados

Teve gente que não gostou nem um pouco da decisão do governo federal em aumentar em 30% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados. O deputado federal Mendonça Filho (DEM/PE), apresentou ontem (20) um projeto de Decreto Legislativo para a revogar o decreto do governo.

“A medida é um duro golpe no consumidor motivado pelo lobby da indústria automobilística. O governo adotou uma postura intervencionista, prejudicando principalmente a classe média que vai comprar carro mais caro”, justifica Mendonça Filho. Segundo Mendonça Filho, o argumento de que a medida foi tomada para proteger a indústria nacional frente à crise internacional e à concorrência dos importados nada mais é do que uma proteção artificial e um intervencionismo indevido.

O parlamentar argumenta que a despeito dos importados representarem uma pequena parcela no total das vendas de carros no Brasil, eles vinham estabelecendo parâmetros de preço e qualidade que forçavam a indústria nacional a praticar margens menores e melhorar a qualidade.“Os preços de carros no Brasil são um dos mais altos do mundo. Mesmo quando se exclui a carga tributária, as margens no País ainda figuram entre as mais caras”, afirmou Mendonça Filho, lembrando que o preço daqui é 130% superior ao praticado nos Estados Unidos, 94% no México e 74% na Argentina.

O parlamentar alerta para o fato de que a reserva de mercado – a exemplo da informática no passado – só trouxe prejuízo para o consumidor e atrasou o desenvolvimento do País. (da assessoria/foto reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário