Preocupado com o aumento da criminalidade em Pernambuco nos meses de março e abril, o Governo do Estado anunciou um conjunto de novas ações para reforçar o Pacto pela Vida.
O Pacto, lançado no dia 08 de maio de 2007 com o propósito de tirar Pernambuco do primeiro lugar no ranking dos estados mais violentos, "troféu" que pertence hoje ao estado de Alagoas, já obteve resultados expressivos no combate à criminalidade. Dentre as ações anunciadas pelo governador Eduardo Campos, destacam-se a instalação de 389 novas câmeras de videomonitoramento, a ampliação das equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa e o aumento no valor do Prêmio de Defesa Social.
Em rápido discurso no Palácio das Princesas, ao lado do secretário Wilson Damázio (Defesa Social) e de outras autoridades, Eduardo Campos declarou: "Foram quatro anos de avanço. Ainda tem muita coisa para ser feita, mas o importante é que estamos fazendo. Não paramos de lutar e enfrentar a situação. Foram quatro anos de redução da criminalidade, ao contrário do que aconteceu nos estados vizinhos nesse mesmo período."
As 389 novas câmaras de videomonitoramento serão distribuídas em pontos estratégicos dos bairros do Espinheiro, Boa Viagem, Várzea e Apipucos (Recife), e nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru e Petrolina. Cada local faz parte de uma Área Integrada de Segurança específica e vai ganhar uma sala de monitoramento ligada à central, que funciona na Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), no Recife.
Para isso, o Governo vai investir R$ 30 milhões por ano na manutenção do sistema. "Vamos ter a maior rede de câmeras instaladas em uma capital brasileira, passando de 237 para 626 e chegando ao padrão que é adotado nas maiores cidades do mundo", disse o governador de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário