PF investiga rompimento do canal da transposição em Salgueiro, PE, e diz que é cedo para afirmar se houve crime

A Polícia Federal iniciou nesta segunda-feira (13) investigações do rompimento do canal do eixo norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, entre os municípios de Terra Nova e Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. O fato aconteceu no sábado (11), oito dias após a entrega da terceira estação de bombeamento (EBI-3) do eixo norte pelo presidente Michel Temer.

O trecho da transposição fica entre o distrito de Pau Ferro e a barragem da Mangueira, em Salgueiro. Durante pelo menos três horas, a água jorrou pelo buraco aberto no canal do Rio São Francisco. O buraco rapidamente virou uma cratera de 30 metros.

As investigações foram assumidas pela Polícia Federal em Pernambuco, através de sua delegacia em Salgueiro, no Sertão pernambucano. Após uma análise dos fatos, uma perícia poderá ser feita no local para subsidiar as investigações.

Segundo o órgão, ainda é cedo para afirmar que o rompimento foi criminoso. “A hipótese de um rompimento natural não pode ser descartada ou de uma ação humana que tenha causado isso aí. A Polícia Federal está agindo de forma enérgica desde sábado e quer esclarecer este fato com rapidez”, disse o delegado Renato Madsen.

Nesta segunda-feira (13), a polícia disse que já serão formalizadas as declarações do engenheiro técnico e também dos responsáveis pela obra do Ministério da Integração.

Em nota, o Ministério da Integração, informou que desde o início da ocorrência, técnicos estão no local trabalhando 24 horas para recuperação da estrutura. Entretanto, o dano causado ao trecho foi maior do que inicialmente havia sido previsto. Desta maneira, a restauração que estava programada para ser concluída em 48 horas, deverá ser entregue até o final desta semana.

Via G1 Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário