Tribunais de Contas são essenciais para o combate à corrupção, diz pesquisa do Ibope

pesquisa_TC-horz-vert
chart-horz-vert

Pesquisa do Ibope encomendada pela Atricon e a CNI (Confederação Nacional da Indústria) revela que 89% dos entrevistados que conhecem os Tribunais de Contas consideram esses órgãos essenciais para o combate à corrupção e a ineficiência dos gastos públicos.

O levantamento também constatou que ainda é relativamente pequeno o percentual de brasileiros que conhecem os Tribunais de Contas e quais são as suas atribuições: apenas 17%.

No entanto, para o conselheiro do TCE-PE e presidente da Atricon (Associação dos membros dos Tribunais de Contas), Valdecir Pascoal, “embora o percentual dos que conhecem e sabem definir as atribuições dos Tribunais de Contas não seja tão expressivo, ele não destoa do conhecimento do cidadão em relação a outros órgãos e Poderes da mesma natureza”.

“Essa percepção cresce com o nível de escolaridade dos entrevistados, mas fica evidente que é preciso melhorar os processos de comunicação com vistas a sermos mais conhecidos pela sociedade como um todo”, acrescentou.

CONHECIMENTO – De acordo com a pesquisa, que foi realizada entre os dias 24 e 27 de junho deste ano com 2.002 questionários, 17% da população conhecem os Tribunais de Contas e sabem o que eles realizam, ante 68% que não conhecem ou não responderam a pesquisa. Outros 15% responderam que conhecem esses órgãos, mas os definiram de maneira imprecisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário