Maluquice: aliados de Lula contra denúncia à ONU

De Mônica Bergamo, na sua coluna desta segunda-feira na Folha de S.Paulo:

A decisão de Lula de denunciar o juiz Sergio Moro à ONU não teve o apoio consensual de advogados e juristas que são ouvidos pelo ex-presidente. Uma parte deles acha a iniciativa inútil e arriscada, por provocar o corporativismo dos magistrados brasileiros. O resultado seria acirrar os ânimos de integrantes do Judiciário contra o petista.

Um dos advogados próximos de Lula chega a chamar a opção do ex-presidente de "maluquice". Notas de associações de juízes criticando o petista e o fato de um magistrado do Distrito Federal ter decidido transformá-lo em réu na sexta (29), um dia depois do anúncio de que ele iria à ONU, comprovariam a tese de que a iniciativa pode ter sido um erro político.

Defensores do petista dizem que a reação era esperada e que a decisão de recorrer à ONU é acertada: a Constituição não estaria sendo cumprida nas investigações contra Lula e "o mundo" precisaria saber disso.

Levantamento dos advogados de Lula mostra que a notícia repercutiu em veículos de 48 países.

E o advogado Geoffrey Robertson, que patrocina a denúncia de Lula na ONU, recebeu e-mails de brasileiros com ofensas depois que a informação foi divulgada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário