Salgueiro: População convive com o sofrimento de ter água na torneira apenas 2 dias da semana

????????????????????????????????????

A população de Salgueiro, principal centro comercial do Sertão Central do Estado de Pernambuco, vive a expectativa da inauguração dos primeiros 100 Km da transposição do Rio São Francisco. Quando isto acontecer o Município sertanejo será o primeiro a ser beneficiado com a água do Velho Chico, que já chegou a Barragem de Terra Nova, o reservatório em solo cabroboense fica quase na metade do percurso entre o Rio e o sonho dos salgueirenses.

Os salgueirenses enfrentam um sofrimento terrível por conta da falta d’água, olha que por lá já passa uma adutora que foi construída no início da década de 1980 no Governo de Roberto Magalhães. Mesmo assim a população tem que fazer um exercício tremendo para terem o mínimo de água em algum reservatório de suas residências, as torneiras tem o liquido precioso apenas por dois dias da semana, os outros 5 é de tristeza e muito sofrimento para as famílias. Uma comerciante, dona de um pequeno restaurante no centro da cidade, disse que tem dia que fecha as portas por que não tem água para cozinhar.

Conversamos com outra senhora e a mesma nos disse que quando a água falta nos reservatórios que ela mantém em casa, é preciso sair pela vizinhança de casa em casa e com um balde na mão pedindo uma gota d’água a um e a outro. “Tem vez que quando chego ao final do dia, cansada depois de uma longa jornada de trabalho e quando nos damos conta não temos nem com que tomar um banho.” Disse a senhora.  Para ela a transposição do Rio São Francisco seria a solução, mas a mesma disse que anda um pouco descrente sem saber se a obra vai ser ou não concluída. - didigalvao

Nenhum comentário:

Postar um comentário