Pernambuco sedia primeiro painel de custo de produção de goiaba no Brasil

grande-goiaba_cohidroA Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) promove, nesta quarta-feira (20), o primeiro painel sobre os custos de produção da goiaba no Brasil. O levantamento, que será realizado em parceria com produtores e técnicos, irá viabilizar a atualização do valor da fruta, bem como seu impacto no bolso do produtor e consumidor.

O painel será coordenado pelo assessor técnico da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Eduardo Brandão, que irá avaliar as despesas aplicadas em insumos, tipos de tecnologia e o processo técnico adotado nas áreas produtoras do Estado em comparação com as demais regiões do país. Atualmente, a fruta é comercializada em Pernambuco a R$ 30 (a caixa com 25 kg).

De acordo o assessor técnico, a iniciativa com a cultura é pioneira no país e será realizada propositalmente em Petrolina, porque o segmento está em ascensão no município que, atualmente exporta 80% da produção de goiaba para o mercado europeu. A coleta e geração dessas informações é de responsabilidade da Confederação da e Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). “As informações definidas no painel culminarão em um sistema de dados, que servirá para nortear o produtor durante todo o processo produtivo, desde o plantio, passando pela colheita, até a comercialização”, explicou Eduardo Brandão.

Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário