Cerca de 30% dos criadores de bovinos de seis municípios do Sertão de Pernambuco já declararam a aplicação das vacinas contra a febre aftosa na sede da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) em Petrolina. O prazo para a vacinação dos animais termina neste sábado (31), mas os produtores têm até o dia 15 de julho para procurarem a agência.
De acordo com a chefe da unidade regional da Adagro, em Petrolina, Maria do Carmo Freitas, o atraso para a declaração é comum. “Muitos criadores deixam para ir à sede na última hora, até se aproximar do final do prazo”, afirmou a chefe da Adagro.
Para fazer a declaração, o criador precisa levar à sede da Adagro, a nota fiscal que comprova a compra das vacinas e atualizar o número de rebanhos que possui, entre comercializados, mortos e nascidos, em relação à vacinação anterior. “Quando a gente desconfia do número do rebanho de algum criador, a gente faz a vacinação assistida, mas é difícil encontar este tipo de problemas”, ressaltou Maria do Carmo.
Além de Petrolina, a agência do município atende os criadores de Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Dormentes, Afrânio e Lagoa Grande, que têm cerca de 87 mil bovinos. A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa acontece em novembro.
Zona Livre
Pernambuco recebeu um certificado área libre da febre aftosa. O reconhecimento é internacional e mostra que a doença foi erradicada no estado.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário