Ministério Público diz que vai pedir prisão de quem ficar nú em protestos de bicicletas no Recife

O procurador criminal José Lopes Filho, do Ministério Público do Estado, aproveitou debate na rádio JC News, sobre o movimento Black Bloc, nesta manhã de hoje quinta-feira (05), para alertar que o órgão vai pedir a prisão de manifestantes que se despirem em um eventual protesto que está sendo convocado pelas redes sociais, inclusive para a capital pernambucana.
“Vou avisar logo. Se andar de bicicleta nú vai haver prisão. Não se trata de ameaça, mas vamos estar vigilantes. Está no código penal, é crime”, informou, na presença de dois representantes do Frente de Luta pelo Transporte Público em Pernambuco. “Estou alertando aos representantes porque há um delito a ser punido aqui, conforme o código penal. Não pode expor partes íntimas.”
De acordo com o código penal, em seu artigo 233, o crime é punido com três meses a um ano de prisão, mas pode haver fiança.
José Lopes Filho contou que o seu objetivo é impedir que os jovens enfrentem problema no futuro. “São jovens, tem sonhos, mas a cidade já é um caos, temos que cobrar protestos de forma séria. No futuro, eles podem tentar um concurso público e estarão fichados”, observa.
O secretário estadual de Defesa Social, Wilson Damázio, avisou nessa segunda (02) que iria prender quem estivesse nu em local público. O fato é tipificado como crime. O policial que está na rua sabe o que tem que fazer", ressaltou.
No facebook, um grupo intitulado Frente de Ativismo do Recife Criativo (Farc) marca um "desfile ciclístico nu" para este sábado (07). A proposta é "desafiar através de atos criativos de rua a moral estabelecida, propor a quebra de tabus, questionar valores culturais, refletir sobre a liberdade e ordem". A concentração do protesto está marcada para às 8h na Rua da Aurora, em frente ao Monumento Contra a Tortura.


Fonte: MidiamaxNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário