Últimas chuvas começam a mudar realidade do Araripe pernambucano e aliviam drama de sertanejos

chuvas_640x480As chuvas dos últimos dias têm ajudado a mudar a dura realidade do Sertão do Araripe pernambucano, além de aliviarem o drama das famílias do sequeiro. Para se ter uma ideia, só no município de Exu foram registrados 155 milímetros este mês – índice nove vezes superior ao registrado em abril do ano passado. Com estas chuvas já são quase 530 milímetros acumulados em algumas comunidades do município, segundo dados do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).
Na Serra dos Paus Dóias, comunidade rural de Exu, as chuvas ocorridas nos primeiros meses do ano ultrapassam os 514 milímetros registrados durante todo o ano de 2012. “Ainda estamos abaixo da nossa média, que é em torno de 1.200 milímetros ao ano, mas estamos recuperando o abastecimento de modo geral, e também o ânimo, que andava quase desaparecido no semblante do sertanejos”,destacou o agricultor agroflorestal e Coordenador do CMDRS de Exu, Vilmar Lermen.
Embora tenham caído mais chuvas em 2013, este é o terceiro ano de estiagem prolongada no semiárido brasileiro. A irregularidade das chuvas no período tem impactado fortemente na economia local que se baseia especialmente na agropecuária e na agricultura de sequeiro. No entanto, as famílias agricultoras que possuem tecnologias estruturantes de convivência com o semiárido como as cisternas de placas, açudes e poços tem conseguido enfrentar a estiagem e manter seus animais e cultivos.
É o caso da família do agricultor Vilmar Lermen, que produz hortaliças, legumes, e faz o beneficiamento de frutas com a água armazenada em suas cisternas. “Será mais um ano de crise, com poucas colheitas e a economia com pouca circulação. Mas, inicia-se um novo ciclo, com esperança de melhoria para o próximo período”,reflete o agricultor. (Fonte: ONG Caatinga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário