Distrito de Riacho Pequeno, em Belém do São Francisco - PE, sofre com total descaso da Compesa

                Os moradores do distrito de Riacho Pequeno, em Belém do São Francisco - PE, motivados pelos constantes transtornos vivenciados na comunidade com relação aos serviços prestados pela Compesa, têm demonstrado grande insatisfação e revolta, afirmando que, há muito, estão enfrentando uma situação de absoluto descaso, decorrente principalmente dos grandes períodos de tempo em que são obrigados a desenvolver suas atividades diárias com o abastecimento de água interrompido. Há, inclusive, levantamentos não oficiais que dão nota de que a população distrital chega a ficar até dez dias sem água, mesmo tendo posse de uma adutora.
              
                Segundo informações dos próprios moradores, a referida adutora, apesar de pertencer ao município de Belém do São Francisco, abastece também o distrito de Conceição das Criolas, que já faz parte do município de Salgueiro - PE, e isso regularmente, com um abastecimento praticamente diário.

                A população prejudicada, que chega a cerca de 500 pessoas, está indignada, já pensando até em entrar com uma ação no Ministério Público de Belém do São Francisco, pela efetivação dos seus direitos.

                O descaso acarreta num certo prejuízo não apenas para o distrito, mas também para o município, visto que escolas, postos de saúde, entre outros estabelecimentos públicos necessitam constantemente da utilização da água, ficando admitido à Prefeitura o encaminhamento de caminhões-pipa para regularizar o fornecimento da água. O Governo Municipal não tem medido esforços para atender às necessidade dos moradores do distrito, porém, enquanto isso continuar a trazer detrimentos, esse também se engajará na luta pela adequação do abastecimento de água aos padrões de sobrevivência digna e respeitável na referida localidade.

A adutora, que atualmente é utilizada tanto pelo distrito belemita quanto pelo salgueirense, como já foi relatado, pertence ao distrito de Riacho Pequeno, e a extensão foi feita por Salgueiro, inclusive com recursos do Governo Federal – cerca de R$ 500.000.
              
            Vale salientar que a população do distrito de Riacho Pequeno não tem nada contra a partilha no uso da adutora com o distrito vizinho, muito menos contra os seus moradores, mas essa exige respeito aos seus direitos, não permitindo, por justa causa, mais transtornos e prejuízos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário