Comunidades Quilombolas, indígenas e assentamentos em dia com a documentação

Através das Semanas de Direitos Humanos do governo do estado, as comunidades puderam retirar gratuitamente Carteiras de Trabalho e 2ª vias de Certidões de Nascimento e Casamento, além de fotos 3×4
Um total de 477 documentos, entre Carteira de Trabalho e 2ª vias de Certidões de Nascimento e Casamento chegaram, através do Programa Balcão de Direitos, a comunidades quilombolas, indígenas e assentamentos, do Agreste Meridional e Sertão Central do estado. As ações fizeram parte das Semanas de Direitos Humanos realizadas nos períodos de 08 a 12, e 22 a 26 de Abril.
No Agreste Meridional foram contemplados os moradores do Quilombo Serrote do Gado Bravo, em São Bento do Una; do Assentamento Libertação, em Itaíba; e os índios da Aldeia Fulniô, de Águas Belas. Já no Sertão Central o reforço da cidadania chegou para os quilombos Juazeiro Grande, em Mirandiba; Conceição das Crioulas, em Salgueiro; e Aldeia Atkum Olho D´Água do Padre, em Carnaubeira da Penha. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos.
Para Antônio João Mendes, que mora no Quilombo Conceição das Crioulas há 29 anos, a documentação é muito importante, porque facilita o acesso a políticas públicas. Em Conceição das Crioulas, a Semana de Direitos Humanos também realizou seminários e debates sobre o direito do idoso, do público LGBT e sobre mediação comunitária de conflitos, com a participação dos moradores.
Nas aldeias indígenas a emissão de documentos também foi bem recebida. Janilson Gabriel, 38, da Tribo  Atkum ressaltou a gratuidade da ação e aproveitou para retirar 2ª via de Certidão de Casamento, e Certidão de Nascimento dos filhos.
As semanas de Direitos Humanos seguem até o mês de Setembro. A próxima será realizada de 06 a 10 de Maio, no Agreste Setentrional. Segundo o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, a ideia das Semanas é interiorizar as ações e promover a cidadania na busca pela qualificação e emprego, especialmente das comunidades mais distantes. - Assessoria de Imprensa e Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário