PT adota estética stalinista em propaganda de 10 anos no governo federal

O PT, por meio do publicitário João Santana, recorreu ao estilo conhecido como realismo socialista, a estética artística oficial adotada pela União Soviética do ditador Joseph Stalin, no material de divulgação do ato que celebra os 10 anos do partido à frente do governo federal. O mesmo material traz uma frase do ex-presidente dos EUA Abraham Lincoln.
A capa do panfleto com o texto principal do evento é composta por um desenho com os rostos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff em tamanho maior, fundidos como se fossem um só. Ao fundo uma bandeira do Brasil ladeada por um conjunto de casas populares, à direita, e uma grande cidade à esquerda.
Em primeiro plano, aparecem em tamanho menor, abaixo das imagens de Lula e Dilma, uma família pobre, um grupo de militantes do PT com camisas e bandeiras vermelhas e um trabalhador vestindo uniforme e capacete.
O desenho atende todos os requisitos estéticos do realismo socialista, segundo definições acadêmicas. Lula e Dilma surgem em imagens idealizadas como heróis nacionais coroados pela bandeira do Brasil. A família pobre, o trabalhador e os militantes petistas são apresentados também de forma idealizada, sorridentes e fisicamente vigorosos, numa representação de força e saúde.
Segundo fontes petistas, a família significa projetos sociais como o Bolsa Família e o conjunto de casas populares representa o programa Minha Casa Minha Vida.
O realismo socialista foi adotado oficialmente pela União Soviética na década de 1930 como padrão estético para artes visuais, teatro e literatura e vigorou até meados da década de 1960. Seu principal objetivo era propagandear os feitos e personagens do governo.

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