Novo Papa será europeu, ‘jovem’ e ligado em tecnologia, dizem teólogos

O novo Papa deve ser europeu, mais jovem do que o papa Bento XVI quando assumiu o cargo e ter uma relação maior com a tecnologia, aprofundando a participação do Vaticano e do pontificado na Internet e nas redes sociais, avaliam teólogos ouvidos pelo G1.
Especialistas em religião apontam que dificilmente um Papa latino-americano – fato que nunca aconteceu na história do Vaticano – será escolhido, devido à origem dos cardeais aptos a escolher o novo pontífice, boa parte deles europeus. Alguns apontam, no entanto, achar significativa e mais provável a ideia de ter um africano ou indiano no cargo.
“Acho que não é possível termos um Papa latino-americano. Acredito que vá ser um italiano ou de outro país um europeu, até pela origem e configuração dos cardeais. A maioria dos que formarão o conclave são europeus. Não vejo outro caminho nesse momento. Esse é um dado objetivo”, afirma o professor de teologia da PUC-SP, Eulálio Avelino Figueira.
Para Fernando Altemeyer, professor de teologia da PUC-SP e de instituições como o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), a tendência é que se confirme um europeu no cargo. “Há um conjunto grande de cardeais da Alemanha, da Hungria e da França, além da própria Itália, aptos a votar”, avalia.
Dificilmente será uma gestão de mudança, na visão de Altemeyer. Ele afirma que o novo papa não vai alterar posições da Igreja Católica quanto ao uso de contraceptivos, camisinha, aborto, celibato ou casamento homossexual, por exemplo.
“Questões menores, como estilo de roupa, organização interna da Igreja, são mais simples de alterar. Questões de moral, que envolvam valores centrais, não serão modificadas”, pondera.
Altemeyer ressalta, no entanto, que a eleição de um papa africano seria positivo e algo novo para o catolicismo. “Teríamos um cenário totalmente distinto de preocupações culturais, sociais, questões a serem tocadas. A África é um grande desafio”, diz ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário