Dirceu foi apontado pela maioria do STF como “chefe da quadrilha” responsável pelo esquema de compra de apoio parlamentar durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, revelado em 2005.
O plenário da Corte também definiu nesta segunda-feira as penas dos demais integrantes do chamado núcleo político do mensalão –o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro da legenda Delúbio Soares.
Os três foram considerados culpados por formação de quadrilha e corrupção ativa. Genoino foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão, o que lhe garante o regime semiaberto. Já Delúbio foi punido com 8 anos e 11 meses, e deverá cumprir a pena em regime fechado.
O Código Penal brasileiro prevê que penas entre 4 e 8 anos sejam cumpridas em regime semiaberto e, acima de 8 anos, em regime fechado. Após o cumprimento de um sexto da pena, os condenados podem pedir a progressão de regime.
As possíveis detenções só serão cumpridas após a publicação do acórdão, que deverá ocorrer no início de 2013, e do julgamento dos recursos dos condenados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário