Dinamismo e participação ativa marcam a I Conferência Municipal da Juventude de Bodocó

          Com o tema “Conquistar Direitos, Desenvolver o Brasil”, a I Conferência Municipal da Juventude de Bodocó buscou, segundo informações dos organizadores, articular, planejar e executar as políticas públicas voltadas para a juventude, visando garantir os direitos dos jovens bodocoenses. Palestras, trabalhos de grupo, apresentação e votação de propostas, eleição de delegados, leitura do regimento, além de dinâmicas e apresentações culturais integraram a programação.

          Estiveram presentes no evento a secretária municipal de Cultura, Juventude, Esporte e Segurança Comunitária, Iana Cláudia, a primeira-dama e secretária de Administração e Gestão de Pessoas, Héldna Alves, o representante da Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco, Gilmar Dias, além de outras autoridades e cerca de 180 jovens.
          Direito ao desenvolvimento integral, direito ao território, direito à experimentação e à qualidade de vida, direito à diversidade e a uma vida segura e direito à participação foram os cinco eixos que integraram as discussões da conferência.
          Ganharam destaque entre as propostas formuladas e apresentadas pelos jovens: a criação de um espaço cultural com cursos profissionalizantes; a criação de um núcleo de educação ambiental, voltado para a zona rural do município; garantir recursos financeiros do Governo Federal para ampliar as ações do Programa Saúde na Escola, para a criação do ambulatório do adolescente composto por uma equipe multidisciplinar itinerante no âmbito escolar; fortalecer a criação de grêmios estudantis nas escolas, para reivindicações aos órgãos competentes do município; e, por fim, garantir recursos, junto ao Governo Federal, para ampliação de laboratórios de informática nas escolas do município. As propostas aprovadas serão encaminhadas para a Conferência Estadual da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário