Para enfrentar desastres naturais, representantes do Ministério da Integração buscam parcerias com australianos

          Uma comitiva do Ministério da Integração Nacional, liderada pelo ministro Fernando Bezerra Coelho, se reuniu, nesta terça-feira (23), em Canberra, na Austrália, com representantes de entidades privadas e públicas. Quatro temas principais foram abordados: defesa civil, gestão de águas, irrigação e desenvolvimento regional.

          O encontro, realizado na Agência Nacional de Emergência da Austrália, teve o objetivo de verificar de perto a atuação do sistema de gestão de riscos e desastres no país, com foco na reconstrução e recuperação de cenários, prevenção, mitigação e redução de riscos.

          A Austrália enfrentou, no começo deste ano, enchentes de grandes proporções. Segundo o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, é grande a possibilidade de futuras parcerias entre os governos brasileiro e australiano, para o enfrentamento e a prevenção de inundações, secas e outros desastres naturais.

          A viagem, que termina nesta sexta-feira (26), servirá também para estudar novas colaborações no campo da infraestrutura hídrica. A agenda incluiu, ainda, um encontro com a equipe do Departamento de Sustentabilidade, Água, População e Comunidades da Austrália.

          A comitiva do Ministério da Integração Nacional foi recebida pelo ministro do Desenvolvimento Regional da Austrália, Simon Crean. O resultado do encontro, para o ministro brasileiro Fernando Bezerra Coelho, foi positivo. “Foi um encontro bastante produtivo, com uma ampla apresentação sobre os desafios regionais da Austrália, tendo em vista suas dimensões continentais (...), onde também há certo desequilíbrio econômico, apesar de sua elevada posição na área social , já que é a segunda melhor qualidade de vida do mundo”, analisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário