Todos por Pernambuco reúne mais de 800 pessoas em Petrolândia

          Nesta quinta-feira (31), em Petrolândia, o Clube Velho Chico ficou lotado com o início do segundo ciclo de seminários do Todos por Pernambuco - modelo de gestão participativa criado pelo Governo do Estado para ouvir as necessidades e desejos da população nas diversas regiões pernambucanas.

          O governador Eduardo Campos, depois de ouvir com atenção e anotar do próprio punho as sugestões dos representantes dos grupos temáticos, encerrou a sessão plenária se comprometendo a reproduzir a sistematização de propostas para a atual gestão, assim como fez em 2007, com base nos tópicos debatidos no seminário.

          “O povo tem participado cada vez mais das discussões, o que só aumenta a nossa responsabilidade”, declarou o governador. "Voltar a percorrer o estado para ouvir a população é muito satisfatório, pois o que se vê é um povo organizado, engajado, que quer ajudar a construir um governo que é de todos”, concluiu.

          Representantes de 196 entidades das cidades de Belém do São Francisco, Floresta, Jatobá, Itacuruba, Carnaubeira da Penha e Tacaratu, além de Petrolândia, um total de aproximadamente 855 pessoas, se reuniram no primeiro dia do seminário em Petrolândia.

          “Nós agora temos com quem falar, o povo tem a quem reclamar das suas dificuldades”, declarou o agricultor Manoel Joaquim da Silva, de 49 anos, natural de Floresta. “Ver o governador vir aqui ouvir nossas ideias, mostra que já não existe mais a discriminação que havia antes com o Sertão. O Sertão agora é tratado como todo o estado”, completou.

          Segundo Auristela Pedrosa da Silva, de 43 anos, nos grupos temáticos que ocorreram pela manhã foram lançadas muitas ideias divergentes. “Do debate entre as pessoas, devem surgir iniciativas positivas para ajudar o Governo a construir o desenvolvimento do estado”, disse a agente de saúde, afirmando ter sido esta a primeira vez que viu um governador.

          Durante o evento, Eduardo Campos assinou um edital para a realização de obras de esgotamento sanitário, no valor de R$ 33 milhões, nos municípios de Petrolândia, Floresta e Itacuruba. Também sancionou a lei que autoriza a Chesf a utilizar 16 mil hectares de terra para reassentar as famílias desalojadas em função da construção da usina hidrelétrica Luiz Gonzaga.

          Após a plenária, o governador inaugurou as obras de reforma da Escola Delmiro Gouveia, também em Petrolândia. Na unidade, em que estudam 372 crianças e adolescentes, foram investidos R$ 976 mil na ampliação de salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, auditório e outros.

          Eduardo segue sua maratona pelo Sertão pernambucano nesta sexta-feira (1), quando inaugura um sistema de abastecimento de água em Tacaratu. De lá, segue para Serra Talhada, onde comanda o seminário do Todos por Pernambuco do Sertão do Pajeú e entrega equipamentos para pequenos produtores rurais.

          À noite, a comitiva vai às cidades de Quixaba e Ingazeira, onde o governador inaugura as rodovias de acesso aos dois municípios, que antes contavam apenas com uma estrada de barro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário