"Não há no mundo nada mais moderno que o sistema brasileiro", afirma ministro


Gráfico do ONS, apresentado por Lobão, mostra
a curva da carga de energia elétrica na região
Nordeste no intervalo do "apagão" 

          O ministro Edison Lobão negou que tenha ocorrido "apagão" no nordeste na madrugada desta sexta-feira. "Não há no mundo nada mais moderno que o sistema brasileiro", disse ele, lembrando que o sistema é "bom", mas tem "falhas".

          O ministro disse, ainda, que já conversou com a presidente Dilma Rousseff a respeito da falha no fornecimento de energia no Nordeste: "Falei com ela, dando notícia do que tinha acontecido. Ela fez perguntas, pois conhece como o sistema funciona, e determinou que eu tomasse todas as providências."

          O ministro informou que se reunirá na segunda-feira (7) no Rio de Janeiro com representantes do Operador Nacional do Sistema (ONS), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e de distribuidoras de energia para avaliar situação.

          "Vamos ter uma radiografia completa do que ocorreu e quais providências foram tomadas", disse. Segundo ele, Dilma receberá informações sobre as causas do apagão logo após o término da reunião.

          Segundo o ministro, o problema de fornecimento de energia que aconteceu no Nordeste pode ocorrer em qualquer país: "O nosso sistema funciona muito bem. Existem falhas em todos os sistemas do mundo".

          Ainda segundo explicações de Lobão e do secretário de Energia Elétrica, Ildo Grüdtner, a falha se deu por conta de um problema ao qual o sistema está sujeito. "Esta falha no sistema de proteção não é tão frequente, mas ocorre topicamente com algum intervalo. Ora causa grandes prejuízos, como neste caso, ora ocorre sem nem ser percebido", afirmou o ministro.

          Grüdtner explicou que a falha no componente eletrônico, de fato, ocorre e é esperada, mas o que não é "desejável" é a resposta dada pelo sistema, de desligamento de outras estações.

Um comentário:

  1. Não podemos aceitar desculpas para o que aconteceu.O Governo tem que se precaver de todo incidente que prejudique a população brasileira.

    ResponderExcluir