Falha em sistema de proteção foi responsável pela pane no Nordeste, diz Chesf

Subestação Luiz Gonzaga - Jatobá - PE
          O "apagão" elétrico que atingiu quase todo o Nordeste, na madrugada desta sexta-feira, ocorreu devido a uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco.

          A informação é do diretor de operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Mozart Bandeira Arnaud. Ele garante que a situação foi totalmente normalizada.

          O presidente da Companhia, Dilton da Conti, afirmou que esta falha fez com que todo o sistema de usinas de geração deixasse de funcionar no final da noite desta quinta-feira. Dilton da Conti afirmou, ainda, que as usinas de Sobradinho (Bahia), Itaparica (Pernambuco) e Xingó (entre Alagoas e Sergipe) já voltaram a funcionar.

          Segundo informações, apenas os estados do Piauí e do Maranhão não foram atingidos pela interrupção no fornecimento de energia.

          Em várias cidades, as pessoas ficaram assustadas por conta da escuridão. Um dos lugares onde a queda de energia causou mais preocupações foi em Pernambuco. No Recife, vândalos aproveitaram a oportunidade para causar destruição em vários pontos da cidade, sobretudo no centro.

          Em Olinda, na região metropolitana, bandidos atearam fogo em pneus, interrompendo a passagem de motoristas, na tentativa de praticar assaltos.

          Após cerca de duas horas, a energia elétrica começou a ser restabelecida em algumas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário