Belém do São Francisco: projeto cultural leva espetáculo teatral à feira livre

          Realizado pela prefeitura municipal do município de Belém do São Francisco, entre os dias 24 e 28 de Janeiro, na Escola Infantil Tia Zita, projeto cultural movimenta a classe dos veteranos e dos novos artistas belemitas.

          Participaram do projeto crianças, adolescentes e, ainda, adultos que, com empenho e dedicação, mostraram superação de timidez e aprimoraram suas aptidões artísticas – no caso dos participantes que já são ou foram envolvidos com este tipo de trabalho, como os membros do grupo de Artistas Reunidos em Trabalhos Experimentais, o ARTE, projeto da prefeitura da cidade, monitorado pelos professores Tom Dunes e Natália Maia.

          As oficinas trabalhadas envolveram dança e teatro. Em entrevista ao programa Espaço Aberto, da rádio Educadora, tanto o professor responsável pelas atividades quanto dois alunos que participaram da edição mostraram-se muito contentes e satisfeitos com os resultados adquiridos no projeto, reafirmando a importância do mesmo para o desenvolvimento da cultura local e para a propagação da arte e dos movimentos artísticos no município e na região, como o maracatu – manifestação cultural da música folclórica pernambucana.


          A culminância da oficina de teatro aconteceu à céu aberto, em plena Avenida Cel. Jerônimo Pires, próximo ao Coreto, em frente ao Mercado Municipal, e no centro da feira livre. Em meio às barracas, chamando a atenção para uma nova forma de fazer e apreciar a arte, em especial o teatro, os integrantes da oficina, caracterizados de palhaços estilizados, apresentaram um tema de grande impacto social: os direitos do homem. O público presente nos locais prestigiou e participou ativamente do movimento, que se encerrara com uma ciranda que envolvia, além dos participantes do projeto, os espectadores do espetáculo.

Um comentário:

  1. o prefeito sabe que não existe saneamento básico em varios pontos na cidade principalmente nos bairros então há varias fossas que estão cheias um único meio que os moradores encontraram não todas mas algumas estão ligada a céu aberto ou melhor está descendo em terra firme enquanto isso os vizinhos se incomodam e npois não podemos fazer nada cade o carro pipa pra desgostar enquanto isso salgueiro tem e eu fiquei sabendo de um vereador da oposição que existe duas cidades em pernambuco que é menos valorizada que é belém e outra que não vou citar isso é reclamação de um eleitor indguinado com o prefeito de belém.

    ResponderExcluir