O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, participou de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, para implantar, no Brasil, um sistema nacional de prevenção e alerta de desastres naturais. O encontro contou, também, com a presença dos ministros: Fernando Bezerra Coelho, da Integração Nacional; Nelson Jobim, da Defesa; José Eduardo Cardozo, da Justiça; Alexandre Padilha, da Saúde; e Antonio Palocci, da Casa Civil.
Mercadante disse que o supercomputador Tupã, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, terá condições de promover levantamentos da incidência de chuvas, ampliando o nível de detalhamento para 5 km na América do Sul e 20 km para todo o globo. Será possível prever, ainda, eventos extremos com boa confiabilidade, como chuvas intensas, secas, geadas, ondas de calor, entre outros.
As previsões ambientais e de qualidade do ar também serão beneficiadas, gerando prognósticos de maior resolução, de 15 quilômetros, com até seis dias de antecedência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário