Visita do presidente Lula à cidade de Salgueiro


          O Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva discursou há poucas horas no município de Salgueiro. O encontro com o presidente na região faz parte de uma série de atividades relacionadas ao Projeto de Integração do Rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional - empreendimento que visa assegurar a água, em 2025, a cerca de 12 milhões de habitantes em 390 municípios do Agreste e do Sertão dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

          Antes de aterrisar em solo salgueirense, o presidente sobrevoou de helicóptero as obras, em execução, nos lotes 7 e 14, do Eixo Norte do Projeto de Integração. Em seguida, visitou, no lote 14, as obras do túnel Cuncas I - maior túnel de transporte de água da América Latina, com cerca de 15 km de extensão, que percorre os municípios de Mauriti e Barro, no Ceará, e Monte Horebe e São José de Piranhas, na Paraíba.

          Em Salgueiro, o presidente Lula sobrevoou a Fábrica de Dormentes da Ferrovia Transnordestina, que foi inaugurada em Agosto e produz diariamente três mil dormentes. Na estrutura montada na Zona Rural de Salgueiro, o Presidente participou da cerimônia de entrega de títulos de cessão de uso de casas em vilas produtivas rurais do Programa de Reassentamento de Populações do Projeto de Integração do Rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional. Ao todo, serão implantadas 18 Vilas Produtivas Rurais, que beneficiarão cerca de 800 famílias.

          Após a entrega dos títulos de posse aos moradores, o prefeito de Salgueiro, Dr. Marcones Libório de Sá, agradeceu a presença do presidente mais uma vez na cidade. O Ministro da Integração também deixou o seu recado para a comunidade salgueirense. O governador Eduardo Campos ressaltou o prazer de estar no município com o Presidente e comentou as obras da Transposição e da Transnordestina.

          O presidente Lula demonstrou sua satisfação em ver novamente o povo salgueirense. Falou à respeito das obras que percorrem o município, dos títulos de posse que entregou aos moradores das vilas, da sua satisfação ao ver 11.700 pessoas trabalhando nas obras e deixou claro que no próximo ano estará percorrendo todo o país, inclusive o nosso estado. O Presidente ainda afirmou que está muito ansioso para inaugurar, em 2012, a transnordestina junto com a presidente eleita Dilma Rousseff.

          Logo após, o presidente seguiu para o aeroporto de Salgueiro, onde assinou, junto com o presidente da FIAT para a América do Sul, a ordem de construção da montadora FIAT em Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário