Belém do São Francisco é a cidade apontada para abrigar usinas, caso Pernambuco seja local escolhido


          Belém do São Francisco é a cidade escolhida para abrigar as duas usinas nucleares previstas para o nordeste, caso sejam instaladas em Pernambuco. O município, que está à 486 km do Recife, foi considerado excelente para a atividade pela comissão da Eletronuclear, estatal responsável pela construção das usinas. As duas usinas representam investimentos de R$ 12 bilhões e 1,6 mil empregos. O resultado parcial dos estudos para identificação dos possíveis locais de instalação foi apresentado ontem durante o 3º Congresso de Direito de Energia (Energycon III), no Golden Tulip Recife Palace.
          Como já indica o nome da cidade, a proximidade com o Rio São Francisco foi fundamental para a escolha. É preciso estar próximo do litoral ou de rios, por conta da utilização da água para resfriamento dos reatores. Apesar de o projeto inicial ser de apenas duas usinas, um dos requisitos era encontrar uma área com capacidade para abarcar até seis usinas, de 7 a 10 km², o dobro do complexo Angra.
          Belém do São Francisco possui um terreno disponível nessas dimensões, com duas vantagens adicionais, segundo Carlos Henrique Mariz, assistente da presidência da Eletronuclear e responsável pelo escritório da estatal no Recife. Uma é que a área pertence à Companhia Elétrica do São Francisco (Chesf) – ou seja, não haverá problemas para desapropriação da área, já que é propriedade do Governo Federal. Além disso, o local está a mais de 10 km do vilarejo mais próximo. Isso é quase o dobro da distância mínima exigida pelos municípios com até 25 mil habitantes (Belém do São Francisco tem 22 mil), que é de 6 km.
          A cidade está próxima de centros urbanos, tem universidades e escolas técnicas. “Isso facilita na formação de mão de obra”, diz Mariz. Por estar próxima ao complexo de Paulo Afonso, a cidade possui boa infra-estrutura rodoviária e de linhas de transmissão.

Postado por: Gilmar Dantas

3 comentários:

  1. Meu caro Gilmar Dantas, sou Generino Gabriel, Vice-Prefeito de Rodelas e tenho acompanhado na mídia esse assunto sobre a instalação de usinas nucleares em nossa região. Inclusive, ontem postei um comentário a esse respeito no blogfolha.com, de Juazeiro/Petrolina. Enquanto os "governantes" superiores resolvem esse assunto, tomam decisões, o povo fica alheio a todo o assunto. Da mesma forma ocorreu com a trasnposição e nós da região, seja do lado baiano e/ou do pernambucano, precisamos nos organizar para cobrar mais informações sobre esse assunto. Não ´epossível instalar usinas nucleares próximas de Belém e de Rodelas sem a população conheça os seus benefícios, bem como os seus riscos.

    ResponderExcluir
  2. Usina Nuclear em Belém?! Pensem em Chenorbyl!
    Pensem que a população de Angra dos Reis não dorme tranquila!
    O Progresso é muito bom e bem vindo! mas que não traga prejuízos para a população.
    A população não pode ficar de fora nesta decisão Kalumaia

    ResponderExcluir
  3. Acho isso ótimo para o progresso da região. Os leigos temem algo que não irá acontecer. Se estudarem e pesquisarem um pouco sobre o assunto, verão que as usinas nucleares são umas das mais seguras de se trabalhar. Acidentes como o de Fukushima, que é o mais recente, foi provocado por uma tsunami de 15 metros proveniente de um terremoto e o de Chernobyl foi provocado por um teste, que com a tecnologia de hoje em dia seria evitado. Em Fukushima não houve mortes devido a radiação, houveram 6 mortos devido ao terremoto e ao tsunami. Um reator se fundiu por conta da força de um terremoto e de ondas de 15 metros, coisas que não temos no Brasil, muito menos em Belém do São Francisco, não é?
    Com isso, sou totalmente a favor da construção da usina, a qual trará desenvolvimento e trabalho para a região, algo que precisamos e muito, e com urgência!

    Por: Guilherme Fonseca

    ResponderExcluir